bolsa de estudos esportiva bolsa de estudos esportiva

Bolsa de estudos esportiva: como funciona?

4 minutos para ler

A disponibilidade financeira para arcar com as melhores instituições de ensino nem sempre é a ideal para proporcionar as experiências mais enriquecedoras para a formação do seu filho, certo? Porém, existem maneiras de solucionar esse problema, e uma saída muito comum — e saudável — é tentar conseguir uma bolsa de estudos esportiva.

Ou seja, é possível, a partir do esporte, conseguir descontos e abatimentos em instituições de ensino no exterior, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. Aliando desempenho satisfatório no esporte e domínio do idioma, é possível contar com a estrutura das melhores universidades internacionais.

Que tal, então, entender melhor como funciona a bolsa de estudos esportiva? Vamos mostrar, neste artigo, o que é e quais ações colocar em prática para poder se beneficiar desse processo. Continue a leitura para tirar as suas dúvidas!

O que é uma bolsa de estudos esportiva?

Oferecer descontos nas mensalidades para os alunos que desempenham atividades esportivas em nome de uma universidade é uma prática muito comum fora do Brasil. Não à toa, informações da Education USA mostram que, dos 19 mil brasileiros estudando nos Estados Unidos, pouco mais de 8% fazem parte de equipes esportivas das instituições.

O sonho de estudar no exterior, que antes parecia mais complexo, pode se tornar viável com a conquista de uma bolsa de estudos esportiva. Geralmente, o estudante precisa comprovar o seu conhecimento da língua e desempenho esportivo. Além disso, para manter a bolsa, é preciso ter um rendimento acadêmico elevado na universidade.

Ou seja, além de gerar inúmeros benefícios para a saúde e o desenvolvimento do seu filho, o esporte pode permitir que ele tenha acesso às melhores oportunidades de estudo. Ainda de acordo com a Education USA, futebol, vôlei e tênis são os esportes mais procurados por quem almeja uma bolsa de estudos esportiva.

Quais ações colocar em prática para tentar esse tipo de benefício?

Tenha experiência em competições

As vagas de bolsa de estudos esportivas no exterior, geralmente, são destinadas para jovens que já concluíram o Ensino Médio e possuem aptidão para alguma modalidade esportiva. No caso específico do tênis, por exemplo, é preciso experiência na disputa de competições nacionais e estaduais para almejar uma bolsa.

Procure por instituições interessadas na modalidade praticada

Em seguida, é hora de procurar pelas universidades no exterior que mais interessam e se encaixam no perfil do seu filho. Uma dica é pesquisar pelas instituições que tenham um histórico mais próximo do esporte praticado pelo estudante ou por locais que já fazem esse trabalho de intercâmbio. Além disso, é preciso separar informações sobre o interessado, como currículo acadêmico e esportivo.

Envie vídeos para comprovar o desempenho do atleta

De preferência, anexe vídeos que comprovem o desempenho do estudante para complementar e tornar a carta de apresentação mais atrativa. Uma dica é manter uma rotina de gravações dos treinos e do campeonato e, assim, ter um material completo para divulgação. Com uma resposta positiva, é hora de descobrir quais são os requisitos acadêmicos — como notas mínimas e provas obrigatórias, como TOEFL e SAT — para transformar o sonho em realidade.

Portanto, se você quer proporcionar experiências ainda mais enriquecedoras para o desenvolvimento do seu filho, o esporte pode ser um dos caminhos. Por meio da prática de alguma modalidade esportiva e o desenvolvimento em alto nível, fica muito mais fácil conquistar uma bolsa de estudos esportiva.

Gostou deste conteúdo? Conseguimos tirar as suas dúvidas sobre o assunto? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e garanta que os seus amigos saibam o que é preciso para almejar uma bolsa de estudos esportiva!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário