Afinal, como conciliar a escola e o treino do seu filho?

4 minutos para ler

A infância e adolescência são uma época de muita aprendizagem e exige um bom planejamento para que as crianças consigam aproveitar ao máximo o tempo dedicado à escola e treino, além dos momentos de lazer.

A rotina de treino de tênis muitas vezes é extensa e, se não for bem estruturada e dividida, pode comprometer os estudos. Pensando nisso, criamos este post para ajudar você a organizar as tarefas do seu filho.

Continue acompanhando e confira as nossas dicas para que você consiga conciliar treino e estudos da melhor forma possível! Vamos nessa?

Tenha horários específicos para escola e treino

A primeira dica para que seu filho aproveite da melhor forma os estudos e os treinos é definir horários específicos para cada um dos compromissos dele. Além do turno regular da escola — que não é possível alterar —, é necessário reservar horários para que ele treine e ainda consiga estudar em casa.

Depois de definir os horários e quanto tempo será dedicado a cada atividade, tente criar uma rotina com o seu filho, encaixando outros compromissos cotidianos como refeições, e momentos de lazer. É importante que ele participe desse processo e opine.

Acompanhe o desempenho escolar

Uma das formas de verificar se o seu planejamento envolvendo a escola e o treino tem dado certo é acompanhar o desempenho escolar do seu filho. Se ele tiver uma queda de rendimento em alguma disciplina é necessário acender o sinal de alerta e verificar o que está acontecendo.

Talvez possa ser apenas uma dificuldade pontual na matéria. Entretanto, esse problema também pode estar associado à falta de tempo para se dedicar aos estudos. Acompanhando com frequência você conseguirá identificar o problema cedo e poderá tomar as medidas para que a situação melhore o mais rápido possível.

Converse com a equipe de treino

Além de acompanhar a escola é importante também ter um contato ativo com a equipe de treino do seu filho. Neste caso, é interessante saber como está à evolução dele dentro de quadra, se o rendimento nos treinos e nas partidas têm evoluído, etc.

Se você também joga tênis ou prática outras modalidades que seu filho treina, reserve um tempo para jogar com ele. Assim, além de participar mais ativamente da vida dele e incentivá-lo no esporte, você poderá acompanhar de perto a performance.

Dê tempo e espaço ao seu filho

A nossa última dica é: vá aos poucos! Sabemos o quanto você deve estar querendo colocar todas as dicas em prática. Entretanto, mudanças bruscas costumam assustar as crianças. Por isso, comece devagar, converse com seu filho, escute e entenda o que ele tem achado da rotina dele.

É muito importante lembrar que a vida da criança não pode ser resumida em estudos e treino. Uma criança, assim como qualquer outra pessoa, precisa ter momentos de descanso tanto dos treinos como da escola. Além disso, também é necessário reservar horários livres para que ele possa curtir bons momentos de lazer fazendo o que bem entender, inclusive descansar.

Conciliar escola e treino exige planejamento para que as tarefas não sobrecarreguem a criança, afetando o desempenho escolar e o rendimento nas quadras. Agora que você já descobriu diversas dicas sobre o assunto, só falta colocá-las em prática!

E então, gostou das nossas dicas sobre como conciliar escola e treino? Se você ficou com qualquer dúvida ou gostaria de compartilhar alguma experiência nos escreva deixando um comentário no post!

Posts relacionados

Deixe um comentário