Qual a melhor idade para começar a jogar tênis?

3 minutos para ler

Gustavo Kurten, Maria Esther Bueno e Fernando Meligeni são alguns dos atletas que provaram para os brasileiros que o país também poderia ser uma potência em outro esporte além do futebol. Com isso, alguns questionamentos se tornaram naturais para os nossos jovens, como a melhor idade para começar a jogar tênis.

Pensando nisso, preparamos um post para mostrar o que é preciso para iniciar sua carreira, as exigências e a idade ideal para quem quer se profissionalizar. Além disso, falaremos do benefício de contar com treinadores que tenham intimidade com o assunto. Boa leitura!

O que é preciso para se tornar um tenista profissional?

Antes de falar sobre a idade inicial para a prática, falaremos do que é preciso para se tornar um profissional.

Praticar bastante

Novak Djokovic e Serena Williams não nasceram golpeando a bola com tanta precisão. O que une todos os grandes atletas é a prática constante e a vontade contínua de se aperfeiçoar e conquistar títulos.

Contar com um bom técnico

Por mais que você tenha uma predisposição natural e uma paixão inegável pelo esporte, não adianta muito rebater a bolinha o dia todo por conta própria. É fundamental contar com alguém que entenda bastante de tênis e possa oferecer dicas e rotinas de alto nível.

Para isso, é uma boa ideia priorizar treinadores que tenham experiência profissional com atletas. Além do conhecimento técnico, eles poderão indicar o melhor caminho para conseguir uma bolsa de estudos, por exemplo.

Conhecer as principais competições

Ao acompanhar o esporte de forma esporádica pela televisão, podemos nos confundir com a infinidade países. Inglaterra, Austrália, Estados Unidos… afinal de contas, qual é a principal competição e como elas se diferenciam?

Buscar conhecer as principais competições também oferecerá outro tipo de aprendizado: entender as diferenças entre as quadras. No US Open, os atletas costumam jogar em um piso mais duro; em Wimbledon, na grama, por exemplo.

Isso porque muitos atletas se especializam em determinadas quadras e é preciso conhecer cada uma delas para saber mais sobre o próprio esporte. O espanhol Rafael Nadal, por exemplo, é uma autoridade no saibro, enquanto Djokovic costuma se dar muito bem no piso duro do Aberto da Austrália.

Qual é a melhor idade para começar a jogar tênis?

Pais que desejam investir na carreira dos seus filhos devem estar atentos à infância. O ideal é que eles comecem a praticar o tênis até 11 anos, mas desde os 4 anos é possível incentivar a criança a praticar o esporte. Dessa forma, terão tempo para reunir as condições necessárias para jogar profissionalmente.

Esse primeiro momento demanda muita prática e disciplina. Isso exige treinadores de alto nível para conseguir motivar a criança e mantê-la concentrada na realização do sonho. Além disso, será possível observar, com o treinamento desde a infância, os benefícios do esporte para a saúde.

Agora que você já conhece a idade para começar a jogar tênis e os benefícios da disciplina e da prática constantes, já pode conversar com o seu filho (ou filha, claro) e incentivá-lo a levar o tênis bastante a sério. O esporte faz bem para a saúde e ainda pode resultar em uma carreira bem-sucedida.

Gostou do post e tem algo a dizer sobre o assunto? Então, deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário