Você sabe quem são os maiores tenistas brasileiros? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Conhecer a história sobre o esporte de que você gosta ou quer que o seu filho pratique é um grande incentivo para continuar acompanhando a modalidade, certo? Por isso, saber quem são os maiores tenistas brasileiros pode ser muito importante para entender um pouco mais sobre a dinâmica do esporte no país e quem contribuiu para escrever essa história.

Que tal, então, familiarizar-se com alguns dos principais nomes do esporte no Brasil e que deixaram seus nomes nas quadras ao redor do mundo representando o nosso país? Para facilitar a sua busca, reunimos neste artigo a lista com os maiores tenistas brasileiros e um pouco sobre a história de cada um deles. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do tênis para o esporte brasileiro?

Não se sabe ao certo se o tênis foi criado na França ou na Inglaterra entre os séculos XII e XIII. Porém, no Brasil, ele chegou no final do século XIX com os ingleses, suas raquetes e as bolinhas. A primeira quadra foi inaugurada em 1892 no São Paulo Athletic Club, na capital paulista.

Apesar de não ser tão popular quanto o futebol ou o vôlei no Brasil, o tênis se tornou ainda mais relevante no início dos anos 2000, com o desempenho de Gustavo Kuerten nas quadras de Roland Garros. De acordo com dados da ITF (Federação Internacional de Tênis), são cerca de 2,2 milhões de brasileiros praticando o esporte com assiduidade.

Quais são os maiores tenistas brasileiros?

A rica história do tênis no Brasil é feita pelos atletas, certo? Que tal, então, conhecer os principais deles e um pouco das suas trajetórias? Confira!

Maria Esther Bueno

Segundo a ITF, Maria Esther Bueno foi a melhor jogadora do mundo em 1959, 1964 e 1966. Além disso, venceu sete Grand Slams (três em Wimbledon e quatro no US Open), o que a credencia como o principal nome do esporte brasileiro.

Carlos Kirmayr

Apesar de não ser tão conhecido por quem não acompanha o tênis de perto, Carlos Kirmayr é outro nome relevante na história do esporte no Brasil. Ao todo, foram 28 finais de torneios da ATP e ele acumula vitórias marcantes contra nomes como John McEnroe em seu currículo.

Jaime Oncins

Com destaque no jogo de duplas, Jaime Oncins era um dos principais nomes do tênis no Brasil até a chegada de Gustavo Kuerten. Ao todo, conquistou sete títulos em sua carreira e campanhas marcantes nas Olimpíadas de Barcelona (1992) e Sidney (2000).

Gustavo Kuerten

Outro nome entre os maiores tenistas brasileiros é Gustavo Kuerten, que ficou mais conhecido no final dos 1990, quando fez campanhas memoráveis nas quadras de saibro de Roland Garros: foram três títulos entre 1997 e 2001. Também figurou em primeiro lugar no ranking da ATP em 2000.

Além disso, outros nomes se destacaram na modalidade. Thomaz Koch, Luiz Mattar, Marcos Hocevar e Givaldo Barbosa também escreveram importantes capítulos do Brasil no esporte. O outro nome impactante é o de Fernando Meligeni, o Fininho, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e já foi semifinalista de Roland Garros.

Saber quem são os atletas responsáveis por tornar o tênis um esporte ainda mais apaixonante é fundamental para que mais pessoas passem a praticá-lo. Além disso, conhecer um pouco mais sobre as suas histórias pode servir de inspiração.

Agora que você já sabe quais são os maiores tenistas brasileiros da história, que tal ficar por dentro de outros assuntos como este e receber tudo em primeira mão? Então siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Posts relacionados

4 thoughts on “Você sabe quem são os maiores tenistas brasileiros? Descubra aqui!

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently quickly. Sula Tyler O’Callaghan

  2. Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a twenty five foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone! Dana Alvie Alf

Deixe um comentário