Quais os principais movimentos do tênis? Confira!

4 minutos para ler

Tênis se resume ao movimento de acertar a bola com força e torcer para que o adversário não reaja, certo? Errado! O esporte conta com diversos golpes e os atletas mais versáteis costumam se destacar por entenderem o melhor momento de aplicar cada um deles.

Para que você conheça os movimentos do tênis mais comuns, preparamos um post especial.

Caso você seja um iniciante e ainda esteja acompanhando os seus primeiros torneios na televisão ou iniciando a sua carreira, sabendo um pouco mais sobre esses movimentos, você poderá diferenciar cada um dos golpes nas próximas partidas. Boa leitura!

Forehand

O forehand, também conhecido como “direita”, é o movimento realizado com a raquete posicionada na palma da mão, virada para a frente. Apesar do apelido em português, jogadores canhotos o realizam do lado esquerdo do corpo.

É o mais utilizado em jogos profissionais. Antes de executá-los, os atletas giram o corpo e levam a raquete para trás do corpo. Dessa maneira, eles conseguem fazer um “swing”, movimento no qual o braço acompanha a trajetória da bola.

Backhand

Se o forehand é a “direita”, o backhand é a “esquerda”. O golpe é realizado quando as costas da mão estão viradas para a frente. Outra diferença é que é os jogadores destros fazem o movimento com o lado esquerdo do corpo, enquanto os canhotos utilizem o lado direito.

Uma curiosidade interessante é essa ação pode ser executada com uma ou duas mãos. O primeiro movimento é mais desafiador, mas é possível observá-lo em atletas de alto nível como Roger Federer e Setfanos Tsisipas. O brasileiro Gustavo “Guga” Kuerten era outro especialista no golpe.

Saque

Todo jogo começa com um saque, assim como todo ponto. Ele também é conhecido como “serviço”. O fundamento é especialmente importante para os grandes sacadores da história, como o sérvio Novak Djokovic.

A posição inicial para o saque no esporte é atrás da linha de fundo, bem perto da marca central. Os jogadores destros colocam o pé esquerdo à frente, enquanto os canhotos utilizam o direito mais perto da linha de fundo.

Lob

O lob é semelhante ao “gol de cobertura” no futebol. Tradicionalmente um golpe de defesa, o atleta tenta encobrir um oponente que esteja bem próximo à rede ao jogar a bola no fundo da quadra.

Contudo, é muito importante que ele seja bem executado, do contrário, é grande a possibilidade de que ele seja rebatido com um smash poderoso.

Smash

O lob aplicado pelo adversário parece bom demais para ser defendido? Bem, uma estratégia interessante é tentar contra-atacar com um smash. Ele se assemelha à famosa “cortada” do voleibol e é muito difícil de ser defendido.

Basicamente, o smash consiste em um golpe na bola para evitar que ela encubra o jogador. Pela força com que costuma ser realizado, ele praticamente assegura a marcação do ponto.

Voleio

O voleio é outro movimento que ocorre quando o atleta está posicionado próximo à rede. Além disso, ele é bem comum nos jogos em duplas, já que o jogador acerta a bola antes que ela caia no chão, pressionando o adversário e diminuindo o tempo de reação.

Além disso, esse golpe é especialmente mortal para atletas que já têm um bom saque. Ao realizar o serviço de forma bem-feita, a recepção do adversário é dificultada. Assim, o sacador recebe a bola em boas condições para concluir o ponto.

Agora que você conhece os principais movimentos do tênis, já pode identificá-los de forma mais precisa na hora de assistir os jogos ou até mesmo executá-los em seus treinos e competições. Eles sempre aparecem em qualquer partida, então é muito importante entender cada um deles.

Curtiu o post e quer continuar acompanhando nossos conteúdos em primeira mão? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário