Qual a importância da participação dos pais na vida esportiva dos filhos?

4 minutos para ler

A criança aprende pelo exemplo. Esse aforismo popular se comprova em vários setores de nossas vidasf, inclusive, na prática de esportes. A participação dos pais na vida esportiva dos filhos é fundamental para que essas crianças e adolescentes se interessem e se encantem.

Mas como estar presente, de maneira efetiva? Se você é um pai ou mãe que já pratica alguma atividade, certamente, será mais fácil mostrar aos seus filhos esses benefícios. Além disso, a paixão e a empolgação que você sente são claras para eles — muitas vezes, isso já basta para despertar a curiosidade, ao menos.

Por outro lado, se você é sedentário, esse incentivo pode se tornar mais desafiador, mas, ainda assim, é possível intervir e apoiar os primeiros passos esportivos da prole. Quer saber a sua importância nesse caminho rumo aos esportes? Basta continuar a leitura!

A participação dos pais

Em um primeiro momento, é importante considerar a influência genética que os pais exercem sobre os filhos. Isso mesmo! Nós não absorvemos apenas os exemplos de nossos pais: os fatores genéticos são tão importantes quanto o comportamento dos progenitores.

Ou seja, tanto as atitudes quanto os genes podem influenciar o desempenho esportivo do pequeno atleta, assim como o seu nível de satisfação ao praticar o esporte.

Por outro lado, há quem acredite que a influência paterna pode atrapalhar esse desenvolvimento esportivo. Os motivos são a expectativa em excesso, provocando uma pressão psicossocial no filho ou, até mesmo, comportamentos que causam constrangimento em treinos e competições.

As formas de apoiar os filhos

Claramente, a participação dos pais na vida esportiva das crianças e adolescentes traz muitos benefícios! E se você não pode ajudar muito com o exemplo, veja outras formas de incentivar esse bom hábito na sua família.

Suporte financeiro

Na maioria dos casos, os esportes demandam um investimento, visto que eles são ofertados por clubes ou escolas especializadas. Se você quer ver o seu filho realmente aprendendo a prática e se desenvolvendo de forma saudável, a melhor opção é arcar com esses custos. Afinal, até uma determinada idade, é preciso contar com o suporte financeiro dos pais.

Veja isso como um investimento na formação do seu filho, assim como a escola. Por meio das aulas, os jovens atletas se desenvolvem não apenas fisicamente (o que já é um grande ganho para a saúde), mas também socialmente, além de desenvolver habilidades motoras.

Apoio emocional

Outro grande aprendizado da prática de algum esporte é o de lidar com a competitividade e a frustração de perder. Afinal, não se pode ganhar todas.

Isso quer dizer que o seu filho vai perder algumas competições, vai se sentir desmotivado diante dos obstáculos que vão surgir e, até mesmo, estará cansado em alguns dias.

Nessas horas, a participação dos pais é fundamental. Estar ao lado dele nas derrotas, mostrar que ele é capaz de vencer as adversidades e dar aquele apoio moral quando o cansaço físico bater é essencial para que ele não desista. Mas lembre-se de respeitar os limites e o espaço do seu atleta, para que o seu incentivo não se transforme em uma pressão para ele.

Auxílio prático

Assim como o investimento financeiro, pode ser que o seu filho precise de ajuda para ir aos treinos e campeonatos, por exemplo. Apesar do dia a dia corrido, vale a pena reservar um tempo na sua agenda para levá-lo e buscá-lo, assim como estar presente nas competições e em outros momentos.

Esses episódios, quando vivenciados em família, ficam registrados na memória por toda a vida — para você e seu filho.

Percebeu a importância da participação dos pais na vida esportiva dos filhos?

Então, que tal conhecer uma escola de tênis completa, que oferece aulas individuais ou em grupo, treinamentos de alta performance e tudo o que crianças e adolescentes precisam para iniciar na modalidade? Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e agende uma aula teste!

Posts relacionados

Deixe um comentário