5 regras do tênis para começar a jogar!

4 minutos para ler

O tênis é um dos esporte mais apreciados no mundo. No Brasil, a modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos e, apesar da crescente popularidade, muitas pessoas ainda se sentem inseguras em praticá-la por não saberem as regras do tênis.

De fato, compreender as regras é o primeiro passo para mandar muito bem em quadra e se tornar um expert na modalidade. Afinal, não tem como assistir a uma partida ou jogá-la, sem saber como contar os pontos ou o que deve ser feito, certo?

A boa notícia é que o tênis é mais simples de se compreender do que parece — e nós vamos ajudar a entendê-lo. Neste post, mostraremos 5 regras do tênis essenciais para quem quer começar a jogar. Acompanhe!

1. Divisão da partida em sets

Uma partida de tênis é dividida em sets. Isso quer dizer que, para ser o vencedor, é necessário ganhar um número maior de sets do que o adversário. Em torneios maiores, como a Copa Davis ou os Grand Slams, uma partida é composta por cinco sets no masculino e três no feminino.

Já os torneios menores ou em disputas amadoras, a partida é vencida por quem levar a melhor de três sets. Ou seja, o vencedor do jogo é sempre aquele que conseguir ganhar o maior número de sets.

2. Games

Se você está se perguntando como funciona um set, esse é o próximo passo da explicação. Um set é formado por games e, para vencê-lo, o atleta precisa ganhar mais games do que o seu adversário, sendo que o máximo é 6, desde que haja uma vantagem de dois games.

Sendo assim, um set pode ter os seguintes resultados em games: 6×0, 6×1, 6×2, 6×3 e 6×4. Como é preciso ter uma vantagem de dois games para vencer o set, o placar de 6×5 não define a vitória. Assim, quando a partida empata em 5×5 haverá uma vitória apenas se um dos atletas vencer dois games seguidos, obtendo o placar de 7×5. Caso isso não aconteça, e os jogadores empatem em 6×6, o set passa a ser definido em um tie-break.

3. Tie-break

O tie-break é um game de desempate e tem uma contagem totalmente diferente de um game normal. Nele, o atleta que marcar 7 pontos primeiro é o vencedor. Nesse caso, também é necessário conseguir uma vantagem de dois pontos. Assim, caso o tie-break esteja em 7×6, o jogo segue até que o placar garanta a vantagem de dois pontos.

4. Pontuação

Bom, você aprendeu que, para vencer um set, é necessário ganhar 6 games. Agora, chegou o momento de entender como é feita a contagem de pontos para se vencer um game. Basicamente, ele é composto de 4 pontos contados em 15, 30, 40 e game. Ou seja, quando o atleta marca um ponto, ele passa a vencer o game por 15×0.

Assim como no set, para vencer o game, também é necessário abrir uma vantagem de dois pontos. Assim, quando o jogo empata em 40×40, o atleta precisa confirmar dois pontos seguidos, chamados de vantagem e game.

5. Limites da quadra

Compreender a divisão da quadra também é fundamental para quem deseja jogar tênis. Basicamente, ela é formada por dois quadrados próximos à rede e um retângulo maior até o fundo. Essa é a divisória normal em um jogo de simples. Em jogos de duplas, as duas linhas laterais — de fora a fora da quadra, que formam um longo retângulo — também fazem parte do jogo.

Durante a partida é permitido lançar a bola em qualquer lugar dentro da quadra, sendo que, quando a bola encosta na linha, mesmo que minimamente, ela é considerada dentro. Os dois quadrados próximos à rede são destinados para o saque, que deve ser feito em diagonal.

Essas são as regras do tênis mais básicas, e conhecendo-as, já é possível pegar a raquete e ir para quadra se aventurar em um jogo. Para ser bom na modalidade, assim como em muitas outras, é preciso treinar muito e estudar continuamente sobre o esporte.

E então, gostou do post? Se você quer saber mais sobre as regras do tênis ou assuntos voltados à modalidade, siga as nossas páginas no Facebook e Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário