Você sabe como deve ser o uniforme de tenista? Descubra aqui!

4 minutos para ler

O uniforme de tenista não é apenas uma questão de estética. A escolha correta dos itens que compõe o vestuário do esportista é, antes de tudo, parte importante para o bom desempenho em quadra.

Quando estamos apenas passeando, um sapato que machuca o pé ou uma calça apertada podem ser suficientes para estragar o nosso dia. Agora, imagine quem está competindo e não pode perder o foco daquilo que é importante.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como deve ser o uniforme de tenista e o que levar em consideração antes de fazer as suas escolhas. Confira!

O tênis correto

O tênis é o melhor amigo de qualquer esportista — e com os tenistas não é diferente. Muito além de ser bonito ou não, esse é um item que precisa ser confortável e contar com a tecnologia correta para amortecer o impacto e não causar problemas nos joelhos, nos tornozelos, no quadril ou na coluna do atleta.

O amortecimento deve ser, preferencialmente, na parte frontal, ao contrário do que acontece com os maratonistas, por exemplo. Além disso, ele deve estar bem ajustado aos pés. Isso porque um calçado folgado aumenta as chances de torções e lesões ao se movimentar pela quadra, enquanto um tênis apertado é completamente desconfortável e pode limitar a agilidade do atleta.

Por fim, mas não menos importante, é preciso levar em consideração qual é a superfície da quadra, uma vez que o solado deve ser diferente para cada uma delas, levando em consideração as seguintes características:

  • clay court ou saibro: o solado deve ser pouco agressivo, para não diminuir a agilidade do atleta durante o deslizamento;
  • grama ou grass: por ser um piso bastante escorregadio, os tênis precisam contar com pequenos pistões no solado para melhorar a aderência;
  • piso rápido ou hard court: os solados devem ter o padrão chevron, que são compostos por borracha e, consequentemente, mais resistentes ao atrito;
  • piso indoor ou liso: o solado do tênis deve ser praticamente todo liso, para evitar paradas bruscas.

A roupa correta

O tênis é um esporte de alto impacto, logo, principalmente em países quentes como o Brasil, a roupa deve oferecer uma boa ventilação para o esportista.

Sendo assim, opte por tecidos naturais e fuja dos sintéticos, como é o caso do poliéster. As lojas especializadas dispõem de diversas opções com tecidos tecnológicos que mantém as condições fisiológicas do corpo.

No caso dos homens, a bermuda precisa ser um pouco mais solta para que o tenista não perca a agilidade ao fazer manobras. Dê preferência para aquelas que tenham bolso, uma vez que é mais prático para guardar as bolas de tênis durante o jogo.

O uniforme de tenista para mulheres costuma ser mais justo. Elas podem optar pela saia shorts — que é um modelo destinado a evitar atrito no meio das pernas durante a partida —, bem como vestidos ou bermudas. O ideal é que a atleta se sinta confortável para desenvolver todos os seus movimentos, sem ficar se preocupando com nada saindo do lugar.

Os acessórios corretos

O uniforme de tenista conta com diversos acessórios que podem ajudar no desempenho do atleta durante uma partida.

A munhequeira é essencial para proteger o pulso e impedir que o suor do tenista chegue até a raquete. A testeira é utilizada para manter o cabelo longe da testa, diminuindo o suor e evitar que atrapalhe a sua visão durante o jogo.

A viseira protege a visão do atleta e impede que ele seja prejudicado pelos raios solares se estiver jogando durante dia. Além disso, é sempre bom contar com uma toalha para enxugar o suor do rosto e não ficar desconfortável durante a partida.

Para escolher o melhor uniforme de tenista, não deixe de levar em consideração o seu conforto durante os jogos e a escolha de bons materiais. Lembre-se de que o tênis é um esporte de alto impacto, e cada pequeno erro pode contar muito no momento da vitória.

Se você gostou das dicas deste post, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro do mundo do tênis!

Posts relacionados

2 thoughts on “Você sabe como deve ser o uniforme de tenista? Descubra aqui!

Deixe um comentário